Networking, segundo o site Wikipedia, é a prática de construir relacionamentos com indivíduos e empresas para fins profissionais.
Mais um termo americano inserido e adaptado à nossa rotina.
Como tudo aqui na Comunidade Vai Dar Tudo Certo! é testado antes de ser compartilhado, não seria diferente com a prática do networking.
Por isso, eu vou compartilhar com você como eu, Ju, pratico o networking para que essa interação seja leve, divertida e positiva.
Vamos começar falando com você que não me conhece pessoalmente e está lendo esse post agora. Eu sou muito tímida. Sim, eu sou tímida e encontros de networking eram um terror para mim anos atrás quando fiz minha transição de carreira.
Era um terror necessário porque como as pessoas iam saber o que eu faço? Eu tinha que dizer para elas.
Fui atrás de conhecimento para adaptar essa prática para a minha realidade e de mais um monte de gente por aí.
E no que se baseia essa minha forma de fazer networking? Em organização, é claro!
Eu criei um roteiro com 4 tópicos a serem seguidos e vou compartilhar com você agora. Pega papel e lápis ou o bloco de notas do seu celular, copia os 4 tópicos e já deixa tudo pronto para o seu próximo evento de networking.
1 – Estudar o evento
Eu procuro as respostas para essas perguntas:
Quem é o organizador do evento?
Em que local vai acontecer o evento?
Quem é o público com quem vou interagir?
2 – Definir objetivos
Mais algumas perguntinhas que eu respondo:
Quero conhecer quantas pessoas nesse evento?
Quero aprender algo novo durante o evento?
Quero falar sobre a minha comunidade ou vou só absorver informação?
3 – Preparar minha apresentação/pitch
Treino como vou me apresentar de acordo com as informações que eu levantei nos tópicos anteriores e, inclusive, procuro me informar quanto tempo eu terei para realizar meu pitch. Você sabia que esse tempo tem variado entre 30 segundos e 5 minutos nos eventos mais recentes que eu participei?
4 – Revisar tudo
Por último, eu reviso tudo o que eu levantei nos tópicos 1, 2 e 3, revejo todas as informações do evento que precisam estar na minha agenda e treino uma última vez o meu pitch antes de sair de casa.
Não quer dizer que essa seja a melhor maneira de fazer networking, mas é a que tem sido mais eficiente para mim e para as participantes da Comunidade. É a forma que eu encontrei de me preparar e aproveitar os eventos sem correr o risco de entrar muda e sair calada.
Se você gostou da minha organização e quiser aprender mais sobre networking, vem participar do workshop que eu e a Fabíola Araujo (especialista em networking) vamos ministrar no dia 17 de setembro em Florianópolis. Basta você deixar seu comentário aqui e nós vamos te chamar para dar todas as informações sobre esse evento.
Espero te ver em breve!
Um beijo com carinho, Ju
Comments