top of page

A força vem das relações que você vive

Cansaço. Fraqueza. Desmotivação. Vontade de desistir. Vontade de não fazer nada.





Espero que você esteja longe das palavras acima. Porém, caso sensações parecidas estejam perto de você, posso compartilhar aprendizados importantes que 2023 está trazendo. Tem sido tão intenso que confesso não saber mais qual mês ou dia da semana estamos.


Em maio minha irmã sofreu um acidente de trânsito e morreu. Assim mesmo. Era segunda-feira, ela saiu para caminhar a tarde e não voltou. O choque inicial é bizarro. Uma perplexidade. Você simplesmente não acredita no que está acontecendo. Parece que fui jogada para fora do planeta. Não havia sons, sensações, só um silêncio profundo preenchendo um vazio infinito.


A tristeza é física. O corpo inteiro sente o coração bater. Fui tomada por uma fraqueza inexplicável. Não sentia fome, sede, sono. Nada.

O tempo ganha novo sentido. Prioridades deixam de existir assim como a urgência de certas atividades.

Quando finalmente aceitei a realidade, comecei a voltar à Terra.

Voltei a reconhecer minha casa, minha família, a vida que havia construído. Tenho enfrentado dúvidas, medos e extrema vulnerabilidade. Está sendo uma fase complexa. Caso você esteja sentindo cansaço por estar enfrentando momentos assim, compartilho agora aprendizados que estão me ajudando a suportar a dor e a viver com o amor que ainda existe. Caso sua fraqueza venha de momentos menos intensos, espero que as 3 reflexões abaixo ajudem você a sair mais rapidamente dessa sensação e aproveitar as pessoas que estão por perto. A força vem das relações que você vive. O primeiro aprendizado é entender que a força vem das pessoas com quem você convive. É do convívio diário, das relações de todos os dias que você ganha (ou perde) energia para continuar. O segundo aprendizado é manter o foco no que de fato faz sentido. Convites, projetos, trabalhos que distanciam você de quem você ama não são opções válidas. O essencial é manter o foco no que é verdadeiro para você. E o terceiro aprendizado é investir cada vez mais em experiências divertidas com essas pessoas. A alegria está nesses momentos. É essa alegria que nos abastece e nos dá vontade de continuar. A fraqueza e o cansaço que você está sentindo hoje são temporários, vão passar. Acredite. A vida é impermanente, traz situações que nos desequilibram para mudar rotas, ganhar novos valores e levar a novos destinos.

A força e a alegria estão nas relações que você vive. Elas existem para dar sentido e criar uma vida alinhada com quem realmente somos. Vai dar tudo certo!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page