top of page

13 aprendizados da vida empreendedora




13 aprendizados da vida empreendedora, solo... O que eu tenho feito, lido, estudado e aplicado.


Desde 2013 tenho empreendido e investido na marca Vai Dar Tudo Certo!

São muitos os aprendizados. São muitas as conquistas. São muitas as alegrias e os tropeços também.

De tudo que tenho feito, selecionei 13 aprendizados dessa vida empreendedora.


São 13 inspirações para ajudar você melhorar ou mudar alguma área da sua vida. 

Espero que goste e que encontre informações úteis.

É valioso aprender com os erros, principalmente quando não são os nossos ;-)

Aqui estão 13 aprendizados de uma vida empreendedora:


1 – Tempo não é desculpa

A falta de tempo não é desculpa para você adiar o que diz que quer. Organize e planeje sua agenda. O tempo está aqui à sua disposição, basta usá-lo com estratégia.

 

2 – Dinheiro não é desculpa

Você pode se planejar, economizar, fazer um investimento e daqui a pouco você vai ter o dinheiro que você precisa. O principal, no início, é ter uma meta bem definida.

 

3 – Organização é essencial

Seja qual for a mudança que você queira na sua vida, comece se organizando. Claro que eu falaria sobre isso hehe organização é a melhor maneira de começar qualquer projeto.

 

4 – Estudo é a base

Seja qual for a área, garanto que você vai ter que estudar, ler, falar com pessoas, fazer cursos para se manter consistente e em crescimento na área em que você quer se desenvolver.

 

5 – Atividade física ajuda a dar consistência

Para ter força física, mental e emocional tem que se mexer.

 

6 – Planejamento motiva

Enxergar um plano claro com prazos, orçamento, atividades, tudo bem documentado seja em papel ou documento digital é essencial. Planejar os próximos passos é a base da disciplina e aumenta a sua motivação para continuar.

 

7 – Agenda, sua aliada no processo

Que tal começar a anotar tudo com horário, data e prazo para você começar a se mexer? Também é interessante manter sua agenda por perto conferindo seu progresso e fazer os ajustes conforme a sua evolução.

 

8 – Criação de conteúdo

Criar conteúdo é se desenvolver. Você vai ampliar sua criatividade e ganhar desenvoltura. Escreva. Bata fotos. Grave vídeos. Se não gostar, não precisa nem publicar. A criação disso tudo já ajuda você a se desenvolver. A coragem e a desenvoltura virão com a prática. 

 

9 – Eventos, encontros, aulas...

Encontre um grupo ou vários grupos e mantenha-se em movimento. Esteja em contato com pessoas que também querem crescer. Faça aulas. Participe de encontros, online e presenciais. Coloque-se numa agenda de constante aprendizado. As consequências positivas são naturais.

 

10 – Autoavaliação consistente

Quando você anota seu progresso, registra seus passos, (aprendizado número 7) você pode analisar o que já aprendeu. Reveja as pessoas que conheceu, o que está aprendendo e como você está evoluindo. Isso também ajuda a ser consistente, a validar o investimento que você está fazendo em você.

 

11 – Alimentação é produtividade

Alimentação é energia. Se você quer se organizar e ser produtiva, cuide do que você está ingerindo ;-)

 

12 – Pessoas são essenciais (profissional)

Quem são as pessoas com quem você está estudando? Com quem você está convivendo? Você precisa de companhias agradáveis, motivadoras, incentivadoras. Analise a sua rede de contatos e, se esse tipo de pessoas ainda não está na sua agenda, encontre essas companhias porque são sua rede de apoio.

 

13 – Pessoas sempre são essenciais (VIPs)

Aqui você pode incluir as mesmas pessoas do aprendizado anterior, porém, não só pensando no seu desenvolvimento profissional. Quem são as pessoas que estão sempre por perto? Quem está incentivando você? Seja em casa ou no trabalho, nossa vida faz mais sentido quando contamos com amizades sinceras. 

 

Espero que você use um, vários ou todos os aprendizados e, se ficar com dúvida ou quiser compartilhar, por favor envie uma mensagem para gente conversar.

Vou adorar falar com você :-))

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page